quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Por que nossos heróis brigam tanto?


Por que nossos super heróis só saber resolver os problemas do mundo "no tapa"?
Não sei que nome se dá às pessoas que amam assistir desenhos animados (de qualidade, lógico), e nada de gracinhas nas respostas, viu?
rsrsrsrsrrs
Mas o fato é que não consigo assistir às coisas desconectada do meu senso crítido. Ele não pode ser grande coisa, mas vive me fazendo perguntas.
Em meio a estas perguntas observei que todos os nossos super heróis tem um histórico de vida trágico ou bem melodramático. Primeiro eles são vítimas, depois quem sabe, se perdem no meio do caminho de se tornam qualquer coisa entre o bem e o mal, para finalmente serem nossos heróis.
Claro que isto tem que acontecer, afinal, eles precisam ter fácil identificação conosco, reles humanos, fracos, limitados e mortais. No entanto, o que mais me impressiona, é que por mais super que eles sejam, sempre resolvem os problemas da humanidade da mesma forma: com muito socos, tapas, gritos, raiva, enfim, da mais primitiva alternativa de acabar com o mal. Mas, não com o MAL = causa, com o MAL = consequência.
Nos filmes eles usam bombas, tiros, matam uma centena de bandidos (alguém pode me dizer de onde sai tantos bandidos?), as prisões, nussa, como poderíamos chamá-las? Desumanas não é, seria DESheróis? Ops, DESbandidos...
Bem, não importa, embora todas as emoções construídas pela ação das tramas, elas ensinam muito pouco sobre caráter, moral, respeito, e pasmem, companheirismo. É isso mesmo, ou vocês acham mesmo que não há quem se inpire nos "bandidos"? Eles não constróem laço amocionais, são em geral psicopatas insensíveis... são tão bem construídos que se tornam heróis de alguém.
Pergunta aos líderes de gangues ou do tráfico o que eles costumavam assistir quando criança. E não vem com aquele papo de que eles eram pobres e não tinham TV, isto é balela. Já conheci pessoas que moravam na favela e se vestiam melhor que eu e em suas casas tinham coisas mais legais que tinha na minha.
A questão é, não há como impedir que as crianças assistam TV, nem que construam os seus heróis, muito menos há como modificar o formato dos desenhos ou filmes que assistimos. O que se pode e se deve fazer, é despertar não apenas nas crianças, mas em todos uma consciência crítica, maturidade para fazer questionamentos e não aceitar todo tipo de lixo que nos é oferecido dia após dia.
E não venham me dizer que estes não exercem influência sobre as pessoas, porque isto não é verdade. A Bíblia diz que "são os olhos lâmpadas do corpo, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso, se os teus olhos forem trevas, que grandes trevas serão!". Mateus 6: 22 e 23
Bem, fica aí minha opinião.
Façam a sua, discordem, se for o caso, mas filtrem bem o que acessa suas mentes, elas podem estar escravizadas...

Pensem nisto!

Shalom

Um comentário:

A.C. disse...

ensinam pouco?acho que não ensinam é nada...além do que mais, cultuam um estereótipo de corpo e rosto que causa uma série de problemas em algumas fases da vida...como bem já estudamos, não é?!?
bjuus!