
Certa vez vez li que "a beleza está nos olhos de quem a observa", e acho que é mesmo verdade. Nós é quem ditamos o que é belo, à medida que o objeto observado tenha algum significado para nós.
Toda relação construída por nós com o mundo, tem uma ligação afetiva. Se sofremos de insuficiência afetiva, nossa ligação com o mundo também sofrerá. Somos afetivos desde que somos formados, lá dentro de nossa mãe... mesmo que seja uma afetividade negativa ou de rejeição, somos afetivos sim.
Então nascemos em mundo onde precisamos o tempo todo superar as lacunas existentes em nossa afetividade. Mas nem todos querem isso para nós.
Quando a mídia nos impõe padrões e nos diz que somos inferiores se não estivermos dentro desses padrões, ela contribui para que essas lacunas dentro de nós aumentem a cada dia.
Mas hipoteticamente somos livres (hipoteticamente, porque nós decidimos que grau de liberdade estamos submetidos, à medida em que construimos nossas idéias, ou que as deixamos ser construídas por outras pessoas) e podemos ter o conceito que queremos acerca de tudo, inclusive do padrão de beleza que temos.
Fico amarela, toda vez que meu sobrinho de 7 anos me fala que gostaria que todas as pessoas do mundo tivessem cabelos lisos. Me questiono onde ele construiu esse conceito. Ele, afinal de contas, é vítima de que tipo de ditadura?
A beleza humana está mutalisada. Isso!!!! Estamos na era dos mutantes, todos são coitadinhos, rejeitados, estão fora do padrão, mas interessante que cada um tem um potencial incrível, só que não têm a mínima noção disto! São inimigos!
Lembro agora de meu professor Vantuil, ele sempre fala que as grandes potências mundiais inventam seus inimigos, para poder justificar todo investimento bélico que possuem... nós que não somos grandes potências mundiais, mas também inventamos inimigos todos os dias. Triste é constatar que o nosso maior inimigo mora dentro de nós e nos pune cruelmente a cada dia, por não sermos aquilo que "nós" (será que fomos nós mesmo?) projetamos e frustradamente não somos!
Uma tarde de reflexão para você!
Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário