quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pra frente Brasil?????????


Ontem aconteceu o primeiro jogo do Brasil nesta Copa do Mundo. Todo o país parou e se concentrou diante da TV para acompanhar o jogo. Todos esperávamos por grandes emoções, muitos gols, muitos gritos e celebrações.


Muitos se reuniram onde estavam com vizinhos, amigos, familiares e até estranhos para apreciar o mesmo espetáculo.


Logo pela manhã, ao me dirigir para o trabalho, já fui vestida com uma camisa amarela com detalhes verdes, quebrando a padronização do Hospital em que trabalho, mas a permissão partiu da direção.


Encontrei pelo caminho muitos torcedores que comungavam da mesma causa, da mesma paixão. Todos que também usavam as cores da nossa bandeira, estavam entusiasmados, esperançosos, patrióticos.


Fiquei pensando então se tivéssemos a mesma força, unidade, entusiasmo para lutar por outras causas como: a cobrança pelo cumprimento da Lei por parte das autoridades nacionais, o reconhecimento de direitos dos cidadãos, uma luta real contra a miséria e contra as desigualdades, contra as injustiças e em favor de uma nação que sonha em seu inconsciente por um país verdadeiramente de todos.


Fiquei pensando também como muitos de nossos ilustres Governantes se aproveitam de momentos como estes, da Copa, para aprovar leis arbitrárias, para induzir a população a pensar que somos IGUAIS, uma vez que nos concentramos na mesma causa futebolística, quando nem para torcer, ricos e pobres se encontram no mesmo recinto, nem se abraçam, nem se beijam.


Vivemos dias de ilusões. Alegres ilusões. Ilusões alimentadas ferrenhamente por todos os canais de TV e estações de rádio. Ilusões difundidas por instituições de ensino que param para que seus alunos vibrem na torcida.


Concluo que sequer imaginamos o tanto de poder que temos nas mãos caso pudéssemos nos unir por causas realmente importantes, desses que levam em consideração os Direitos Humanos e a aplicação igualitária da Lei.


Já que são dias de uma deliciosa ilusão, utopicamente sonho que o Brasil será uma NAÇÃO DE TODOS.




É isto!




Shalom Adonai

Nenhum comentário: